"Esse tal de Windows Linux presta? Dizem que é muito difícil!"
Errado! O Linux presta, não é difícil e não tem parentesco com o Windows!Se você é um usuário Windows e tem vontade de utilizar o Linux, com certeza vai se dar bem com essa série. A minha missão através dessa série é dar coragem para quem tem vontade de usar o Linux mas ainda tem medo de sair da zona de conforto.
Quero deixar claro que não estou aqui para criticar o Windows ou seus usuários. O meu objetivo é promover o Linux.
Para começar, vou te dar 4 motivos para utilizar o Linux:
0. Desempenho
O Linux é famoso por ser muito rápido e leve, e por isso é uma ótima escolha para computadores de baixo custo (já que são utilizados componentes fracos para poder manter o preço baixo) e também para computadores antigos. Em computadores de alto desempenho nem preciso falar.
![]() |
(Monitor de Sistema do Fedora Linux) |
1. Diversidade
![]() |
(Logotipos de distribuições baseadas em Linux) |
Um dos pontos fortes para se utilizar o Linux é a diversidade. Nesse universo você tem a sua disposição distribuições focadas para várias áreas que utilizam a informática a seu favor, como por exemplo, Análise e desenvolvimento de sistemas, Design gráfico, Jornalismo e Marketing digital, Criação de Jogos Digitais e animações 3D, Edição de vídeos e muito mais. O melhor de tudo é que se você não pertence a uma única área, você pode personalizar a sua distribuição para atender a sua demanda.
2. Segurança
Sem dúvidas o Linux é um dos sistemas mais seguros da atualidade, tanto para usuários leigos quanto para profissionais de T.I, e como prova disso o Linux é utilizado na maioria dos servidores pelo mundo e utilizado pelas maiores empresas e organizações da atualidade como Google, Facebook, Twitter, NASA, Cisco, Oracle e muitas outras!
3. Custo-benefício
O Linux é famoso por ser distribuído na maioria das vezes de forma gratuita, então, um sistema completo distribuído gratuitamente acaba se tornando o melhor custo-benefício para qualquer um.
Acredito que depois desses 4 motivos para utilizar o Linux, com certeza você se sentiu tentado a dar um passo a frente. Se você pretende dar esse passo fique ligado, toda Terça e Sexta, que no próximo post vou ajudar a escolher a melhor distribuição Linux para você. Obrigado pela atenção e até a próxima!
"9.9.2015 - Sem deixar de citar que a prórpia Microsoft usa e colabora com o Linux." Por Osnir Mesquita.
Viu algo de errado? Tem alguma sugestão ou crítica? Fique a vontade para comentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário