segunda-feira, 2 de março de 2015

Instalando o MEGA Sync no Fedora 21

    Muitos usuários Linux tem uma conta no MEGA para salvar alguns arquivos que não querem correr o risco de perder por falha no Disco Rígido (HD). O MEGA tem a vantagem de distribuir 50 GB para cada registro gratuito, chamando bastante a atenção dos usuários na hora de escolher um serviço de armazenamento na nuvem.


REQUISITOS para instalação: Não ter medo do Terminal.
Caso você ainda tenha medo: 

    Conheça o terminal do Linux Parte 1 e Parte 2 (em breve mais posts para essa série!).


 

Adquirindo o instalador do MEGA

    Vamos baixar o pacote rpm do MEGA Sync clicando aqui. Espere a página carregar. Selecione sua distribuição (no caso desse tutorial será o Fedora 21).


 Selecione sua plataforma, 32 ou 64 bits.


 Depois clique em Download gratuito.


Após o termino do download, vamos para o terminal.

Instalação (via terminal)


    Entre na pasta Downloads através do comando cd.
cd Downloads  
(considerando que MEGA sync tenha sido baixado para pasta downloads)


    Agora que você está na pasta downloads, dê o comando ls para exibir todos os arquivos dentro da pasta Downloads. Procure pelo nome do arquivo e selecione, apenas selecione, vou mostrar um truque legal no terminal. Com o pacote que queremos instalar selecionado, sem clicar em lugar nenhum (caso clique em outro lugar da tela, irá desselecionar o pacote) digite sudo yum localinstall após o espaço você clica com o botão do meio do seu mouse em frente ao cursor, e o pacote selecionado será colado após localinstall, dai você fecha a aspa que abriu antes do yum. ficará desse jeito: su -c 'yum localinstall nome_do_pacote.rpm'


Dê enter e aguarde.

Entendendo o localinstall

Caso não queira entender ele, pode saltar para o próximo paragrafo.

    Quando queremos instalar um pacote rpm usa-se o comando sudo rpm -i nome_do_pacote.rpm, mas no caso do MEGA Sync esse comando não se aplica por que ele não será instalado por ter algumas dependências não satisfeitas e você iria ter que instalar os pacotes  ausentes manualmente, então para que não tenhamos todo esse trabalho de procurar pelo pacote pra depois instalar, usamos o yum para instalar um arquivo .rpm do nosso disco rígido através do comando su -c 'yum localinstall nome_do_pacote.rpm'. Para instalar um programa dos repositórios do nosso sistema, basta rodar um sudo yum install nome_do_programa, mas como se trata de um pacote que está no nosso computador e tem dependências não satisfeitas, usamos o yum junto ao localinstall para resolver essas dependências para nós.

    Após darmos o comando anterior o yum atualizará os repositórios e irá exibir as mudanças que serão feitas em nosso sistema, nesse caso a instalação dos pacotes que o MEGA Sync depende e a instalação do mesmo. Se você está de acordo com alterações no sistema, digite Y (abreviação de Yes) para aceitar a instalação, senão, digete N (abreviação de No).



    Após isso a instalação já foi concluida e você pode ir até o menu de aplicativos do Fedora 21, seja KDE, Gnome, xfce, lxde, etc, e procurar por MEGASync.

Agora você pode usar e abusar das vantagens da sincronização da sua conta no MEGA com seu computador. No seu dispositivo móvel é bem simples a instalação, basta pesquisar na loja de aplicativos e instalar. Se quiser uma dica de como fazer uma boa sincronização tem um post a respeito aqui no blog, clique aqui e veja.

Qualquer duvida ou sugestão, fique a vontade para comentar ou entrar em contato comigo. Muito obrigado pela atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário