Novos usuários do Linux sempre criam uma resistência para utilizar o terminal, mas daí o tempo passa e você acaba se tornando um amigo intimo dele. Por mais que as interfaces gráficas nos proporcione uma experiência bonita e amigável (primeira impressão) a linha de comando nos proporciona rapidez e simplicidade e se torna amigável com o tempo. Vêm comigo que vou te apresentar ao meu amigo terminal!
Se você é um usuário novo no mundo Linux, com certeza já ouviu falar ou até mesmo encarou o terminal e eu não te julgaria mal por você ter sentido medo ao ver aquela tela com uma cor sólida e um cursor piscando.
Lembra desse sujeito?
Parece até mesmo um editor de texto simples e até mesmo inútil, mas te adianto desde já: Essa é a ferramenta mais poderosa para se administrar um sistema! Vamos dar um passo a frente e conhecê-lo melhor e devagar.
O nome de usuário é o que você escolheu na instalação na parte da criação de usuário, provavelmente você deve ter escolhido seu nome. O Nome da Máquina é o nome que você atribuiu no campo Nome do Computador (dependendo da distribuição esse nome pode ser atribuído automaticamente pelo instalador, normalmente localhost).
Por quê tem um Til (~) depois do Nome da Máquina?!
Esse Til (~) representa que você está na Pasta do Usuário/Pasta Pessoal. O símbolo Til (~) representa a Pasta do Usuário para quando você estiver em outra pasta e precise voltar rapidamente a pasta do usuário basta digitar cd ~. Agora você me pergunta "O que raios é cd?" e eu já te respondo.
Digamos que a gente tenha o seguinte esquema de pastas:
Navegando pelas pastas no terminal
Pasta do usuário (Pasta pessoal) é onde estamos agora, que é representado pelo colega, Til(~). Dentro da pasta do usuário temos as pastas Documentos e Músicas e Vídeos. Mas como fazemos pra ver as pastas e arquivos dentro da pasta que estamos pelo terminal? É simples, utilizamos o comando ls.
Viu a simplicidade da coisa? Agora vamos entrar em uma dessas pastas, e é ai que entra o comando cd. Vamos entrar na pasta Documentos através do terminal digitando o comando cd Documentos.
[O Linux é Case Sensitive, por tanto, Documentos é diferente de documentos, pois em Case Sensitive as letras maiúsculas diferem das minúsculas.]
Veja que agora depois dos dois pontos (:) não existe mais o Til (~), que representa a nossa pasta de usuário, obviamente por que não estamos mais na pasta do usuário e sim na pasta Documentos. A minha pasta Documentos está vazia, então se eu der o comando ls não irá aparecer nada, será como dar um enter no vazio do terminal. Dá um enter no vazio do seu terminal pra ter uma ideia.
Vamos ver agora o que temos dentro da pasta Músicas e Vídeos, para isso temos que voltar para pasta do usuário e irmos para a pasta Músicas e Vídeos, podemos fazer isso de duas formas. Podemos usar o comando cd .. que serve para voltar para pasta anterior ou podemos usar o comando cd ~ para voltar para pasta do usuário que é onde se encontra a pasta, e depois podemos ir até a pasta Músicas e Vídeos. Usando o comando cd Músicas e Vídeos a gent- Oops, um erro!
Mas como assim erro? Eu digitei tudo certinho! A explicação para isso é que o bash (bash é um interpretador de comandos do linux, existem outros como o sh e o ksh, trataremos disso em outro post) não vai reconhecer como um todo o que estiver separado por espaços. Então se eu quiser entrar numa pasta que contenha espaços, eu terei que renomeá-la para que fique sem espaços? Claro que não! Para que o bash reconheça como um todo a gente simplesmente precisa 'cercar para que não escape nada'. Vamos fazer isso da seguinte forma, utilizaremos ' ' (aspas simples e não aspas duplas ") para cercar nossa pasta. Ficará desse jeito: cd 'Músicas e Vídeos'.
Agora tudo ficou claro, não é? Eu preciso contar um segredo pra você. Existe uma forma de ter feito esse processo de ir para pasta Músicas e Vídeos com apenas um comando, bastava utilizar o comando cd '/home/nome_do_usuario/Músicas e Vídeos'. Abriu-se uma nova questão: O que significa esse comando?! Prometo a você que amanhã, Deus permitindo, teremos a continuação dessa relação com o Terminal. Não esquece de praticar e de compartilhar esse post com o seu colega iniciante ou nas redes sociais. Obrigado e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário