segunda-feira, 2 de março de 2015

Acesse os arquivos de seu computador através do MEGA Sync

    Nos dias de hoje podemos contar com varias ferramentas para armazenamento na Nuvem, e hoje vamos configurar o MEGA Sync para fazer Backup para nuvem automaticamente de qualquer pasta em nosso computador que quisermos. Esse método permite que possamos acessar os arquivos sincronizados de qualquer lugar que estivermos, inclusive através do smartphone ou tablet.


    Particularmente preciso estar sincronizado com as pastas relacionadas ao trabalho do meu computador, por que as vezes estou na casa do cliente ou em alguma reunião e preciso apresentar um trabalho e eu evito ao máximo usar pendrives, hds externos ou qualquer outro tipo de removíveis, pra minha segurança e para dos meus clientes. O uso da nuvem acaba sendo a melhor solução pra mim.

    Em outro post aqui no blog, mostrei como instalar o MEGA Sync no Fedora 21, caso esteja usando o Fedora 21 e ainda não tem o MEGA Sync instalado, clique aqui ou na imagem abaixo para se ficar por dentro da instalação.

http://printjack.blogspot.com.br/2015/03/instalando-o-mega-sync-no-fedora-21.html

    Com o MEGA Sync já instalado vamos abrir ele e escolher entre criar uma nova conta ou usar uma já existente, fica a seu critério.


Faça o login.


    Na tela seguinte teremos que decidir entre Sincronização Completa e Sincronização Seletiva. Aconselho que escolha Sincronização Seletiva para que possamos definir uma pasta específica para fazer Backup.



    Pasta local é onde iremos colocar os arquivos que queremos fazer Backup, por padrão ele já vem com a pasta MEGAsync, que seria criada em seu computador e você teria que mover manualmente os arquivos para download. Vamos mudar a pasta para que faça o Backup automático de uma pasta que a gente usa com frequência, por exemplo, a pasta Documentos. Clique em mudar e selecione a pasta que você quer fazer Backup automático. No meu caso foi a pasta Documentos.

 

    Agora vamos mudar a pasta MEGA, que é a pasta que receberá os arquivos da nossa pasta local. Pra ficar fácil de encontrar os arquivos do seu computador na sua pasta do MEGA, caso você use outros dispositivos para armazenar nessa conta, vamos criar uma pasta com o nome para algo que possamos identificar como esse computador que está sendo configurado. No meu caso criei uma com o nome Fedora 21 Plasma por que já tenho uma pasta Fedora 21 Gnome.


    Depois de criar a pasta basta clicar em seguinte e o MEGA Sync será iniciado automaticamente na barra de notificações.


 

    Se a pasta que você definiu como local já tiver algum arquivo o MEGA Sync iniciará automaticamente o envio dos arquivos dessa pasta.

    Qualquer duvida ou sugestão, fique a vontade para comentar ou entrar em contato comigo. Muito obrigado pela atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário