domingo, 1 de março de 2015

Conheça o poderoso terminal do Linux #2

    Olá curiosos e curiosas! Nesse post vamos dar continuidade à nossa série Conhecendo o poderoso terminal do Linux, que é destinada a usuários novatos que têm interesse em entender como funcionam as coisas no universo Linux. Então vamos nessa!



    No post número 1 dessa série, encerramos com o comando cd '/home/nome_do_usuario/Músicas e Vídeos', que nos leva direto para a pasta Músicas e Vídeos da nossa pasta pessoal.


    Leia o artigo número 1 para entender do que estou falando. Clique aqui para abrir o artigo.

Diretório Raiz do Sistema  

 

    Vamos esclarecer o que  significa esse home e essas / / / (barras). Pra você entender o que isso significa, primeiro precisa saber que a pasta pessoal de todos os usuários no Linux se encontram numa pasta chamada home, e não podemos falar da pasta home sem falar do diretório raiz dos sistemas baseados em Linux. A imagem a seguir mostra a árvore de diretório do Linux:


Imagem 2
(Imagem: Raiz do sistema)
Árvore de diretórios na informática trata-se de um conjunto de pastas dentro de uma pasta pai/pasta principal/pasta raiz (pasta pode ser substituído pela palavra diretório) é como uma árvore genealógica.

    

Entendendo a pasta Home 


    Essa imagem parece assustadora, não é? Mas pode ficar tranquilo, aos poucos vamos entender para o que cada uma delas serve. Nesse post vamos tratar unicamente da pasta home, destacada a direita da imagem, onde são encontrados as pastas dos usuários do sistema.


    O esquema a seguir mostra o que antecede e o que descende da pasta home. À direita temos 1 único usuário no sistema e à direita temos 2. No momento só temos a necessidade de trabalhar com apenas um usuário. Vamos ver como fica essa estrutura no terminal.




    Em qualquer pasta que você estiver e você digitar cd /, você irá para o diretório raiz do sistema (imagem: Raiz do sistema). Esse é o ponto de partida de todas as pastas contidas em nosso sistema. Vamos então entrar na pasta home utilizando o comando cd home e vamos listar o conteúdo da pasta home com o comando ls. Agora vemos a pasta do usuário e uma pasta chamada lost+found. Essa pasta lost+found vamos tratar em outro post. Então, ao entrar na pasta do usuário com o comando cd /home/print, você já lembra o que se encontra de acordo com o primeiro post dessa série.


Criando pastas pelo terminal com o comando mkdir


    No post número 1 dessa série nossa pasta Documentos estava vazia e nesse post continua assim. Vamos agora criar algumas pastas dentro da pasta Documentos para podermos organizar nosso computador quando formos adicionar arquivos. Considerando minha situação, trabalho como Suporte na área de T.I, dou aulas de informática, Designer gráfico em segundo momento e alimento esse blog (quando não estou usando uma capa preta e saltando pelos telhados de Gothan City), entre outros "bicos". Então vamos definir as seguintes pastas para serem criadas: Suporte, Aulas de Informática, Designs e Blog. Ficará assim:


    Para criar pastas no terminal, usa-se o comando mkdir. A partir de agora você vai sentir o poder e velocidade do terminal, com uma linha de comando você vai criar essas 4 pastas dentro da pasta Documentos! Para criar uma pasta com o mkdir é simples, basta usar o comando mkdir nome_da_pasta, mas se quisermos criar 4 pastas de uma só vez é bem simples também, só precisamos digitar o mesmo comando anterior e adicionar as outras pastas uma depois da outra, assim: mkdir pasta0 pasta1 pasta2 pasta3. "Meu Deus! Isso é incrível!". Viu a simplicidade da coisa? Vamos adaptar o código para situação do nosso exemplo. Entre na pasta Documentos com o comando cd Documentos. O comando ficará desse jeito: mkdir 'Aulas de Informática' Blog Designs Suporte. Você não precisa colocar em ordem alfabética, na exibição das pastas automaticamente estarão em ordem.


Vamos ver se as pastas foram criadas? Envie o comando ls para confirmarmos.

 

    E ai, gostaram? No próximo post da série nos aprofundaremos um pouco mais nesse comando magnifico que é o mkdir e descobriremos como criar pastas e subpastas de forma muito simples. Muito obrigado, Fiquem ligados, pratiquem e compartilhem!  

    Se quiser contribuir com algo, fazer uma parceiria ou percebeu algum erro, comente ou entre em contato pela página Contato e faça sua contribuição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário