terça-feira, 8 de setembro de 2015

Primeira vez no Linux #0

"Esse tal de Windows Linux presta? Dizem que é muito difícil!" 
Errado! O Linux presta, não é difícil e não tem parentesco com o Windows!


    Se você é um usuário Windows e tem vontade de utilizar o Linux, com certeza vai se dar bem com essa série. A minha missão através dessa série é dar coragem para quem tem vontade de usar o Linux mas ainda tem medo de sair da zona de conforto.



    Quero deixar claro que não estou aqui para criticar o Windows ou seus usuários. O meu objetivo é promover o Linux.



    Para começar, vou te dar 4 motivos para utilizar o Linux:

0. Desempenho


    O Linux é famoso por ser muito rápido e leve, e por isso é uma ótima escolha para computadores de baixo custo (já que são utilizados componentes fracos para poder manter o preço baixo) e também para computadores antigos. Em computadores de alto desempenho nem preciso falar.

(Monitor de Sistema do Fedora Linux)

 

1. Diversidade

 
(Logotipos de distribuições baseadas em Linux)


    Um dos pontos fortes para se utilizar o Linux é a diversidade. Nesse universo você tem a sua disposição distribuições focadas para várias áreas que utilizam a informática a seu favor, como por exemplo, Análise e desenvolvimento de sistemas, Design gráfico, Jornalismo e Marketing digital, Criação de Jogos Digitais e animações 3D, Edição de vídeos e muito mais. O melhor de tudo é que se você não pertence a uma única área, você pode personalizar a sua distribuição para atender a sua demanda.

2. Segurança 


    Sem dúvidas o Linux é um dos sistemas mais seguros da atualidade, tanto para usuários leigos quanto para profissionais de T.I, e como prova disso o Linux é utilizado na maioria dos servidores pelo mundo e utilizado pelas maiores empresas e organizações da atualidade como Google, Facebook, Twitter, NASA, Cisco, Oracle e muitas outras!



3. Custo-benefício 


    O Linux é famoso por ser distribuído na maioria das vezes de forma gratuita, então, um sistema completo distribuído gratuitamente acaba se tornando o melhor custo-benefício para qualquer um.


    Acredito que depois desses 4 motivos para utilizar o Linux, com certeza você se sentiu tentado a dar um passo a frente. Se você pretende dar esse passo fique ligado, toda Terça e Sexta, que no próximo post vou ajudar a escolher a melhor distribuição Linux para você. Obrigado pela atenção e até a próxima!

"9.9.2015 - Sem deixar de citar que a prórpia Microsoft usa e colabora com o Linux." Por Osnir Mesquita.


    Viu algo de errado? Tem alguma sugestão ou crítica? Fique a vontade para comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário