sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Primeira vez no Linux #1

    Olá pessoal! Vamos dar continuidade a essa série que pode ajudar muita gente a tomar coragem e enfrentar algo novo e diferente do que o mercado obriga a usar. Vamos conhecer algumas distribuições para usuários leigos em informática e que querem novas aventuras.

Se você ainda não viu o primeiro post dessa série, clique no link abaixo:

Primeira vez no Linux #0


    Para ajudar você nessa escolha vou apresentar as 3 distribuições que do meu ponto de vista são as mais simples e fáceis para usuários leigos.

0. Manjaro




    O Manjaro tem como objetivo ser uma distribuição para usuários iniciantes e avançados ao mesmo tempo. O grande saque do Manjaro para o usuário iniciante é a facilidade oferecida pelas ferramentas gráficas do sistema, seguindo um padrão de beleza e simplicidade que agrada a primeira vista de qualquer um que o experimente.

    Com base no Arch Linux, o Manjaro segue o sistema de atualizações Rolling Release, ou seja, não precisa reinstalar o sistema para obter a mais nova versão. Ele recebe atualizações frequentes onde são implantadas as novidades da mais nova versão do sistema.

1. Linux Mint




    A proposta do Linux Mint é semelhante ao Manjaro no que se refere simplicidade e facilidade, disponível com base no Debian e também no Ubuntu fica a seu critério e ambos trarão muita facilidade para sua vida.

    O Linux Mint é muito recomendado para computadores de baixo desempenho nas versões com os ambientes gráficos xfce, cinnamon e MATE (teremos uma postagem sobre Ambientes Gráficos no Linux).

2.  Fedora




    O Fedora é uma distribuição mantida pela Red Hat e pela comunidade. Com uma rica documentação o Fedora é uma ótima opção para iniciantes e cada vez mais surgem facilidades para utilização do sistema.

    Uma grande qualidade do Fedora é sua loja de aplicativos, onde você faz a instalação de novos programas com muita facilidade, assim como nas distribuições citadas anteriormente.



    Além dessas distribuições de fácil utilização temos diversas outras como por exemplo o Ubuntu (Xubuntu, Lubuntu, Kubuntu), OpenSUSE, Mageia, PCLinuxOS e diversas outras que ao longo do tempo você irá conhecer, mas decidi focar nessas três pra fugir um pouco do padrão de distribuições recomendadas para novos usuários.

    Para os próximos posts vou ensinar a vocês como baixar e instalar cada uma dessas 3 distribuições. Ao decorrer dessa série conheceremos distribuições para os mais curiosos em informática e que tem vontade de aprender Linux de verdade.

    Se você gostou desse artigo basta comentar, compartilhar para seus amigos, sugerir melhoras, corrigir e tirar suas dúvidas nos comentários. Ficarei feliz em ajuda-los e em ser ajudado. Obrigado e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário