sábado, 7 de março de 2015

Conheça o poderoso terminal do Linux #3

    Nesse post daremos continuidade a nossa série, nos aprofundando agora no comando mkdir e aos poucos entraremos em outros assuntos. Vamos ver a prova de que o mkdir têm uma vantagem imensa em relação a criar pastas pela interface gráfica. Vem comigo!


Post número 1: Conheça o terminal do Linux #1

Post número 2: Conheça o terminal do Linux #2

 



NÃO COPIEM OS COMANDOS DO POST! Para um melhor aprendizado, por favor, digitem!

    No post anterior nós criamos a seguinte estrutura de pastas com apenas um comando. 

mkdir 'Aulas de Informática' Blog Designs Suporte


    O objetivo era organizar nossos arquivos dentro da pasta Documentos, mas seria mais organizado criarmos pastas dentro de cada uma dessas pastas. Vamos estruturar então:
 
'''
Apague as pastas 'Aulas de Informática', 'Blog', 'Design' e 'Suporte' que criamos no post anterior para podermos fixar melhor e usar o método adicional do mkdir desse post. 
'''

Criando diretórios e subdiretórios de forma simples

Pasta Aulas de Informática


    Vamos com o mkdir criar o diretório Aulas de Informática e seus subdiretórios. Para fazermos isso usaremos o prefixo -p junto ao mkdir para podermos criar os subdiretórios. Veja como o comando vai ficar:

mkdir -p 'Aulas de Informática'/{Apostilas/,Planejamento/,Slides/,Vídeos/}


Parece complexo? Vamos esclarecer isso direitinho.

Entendendo o comando

    O prefixo -p foi explicado antes que é necessário para o mkdir criar diretórios e subdiretórios no mesmo comando e para entender esse comando da estrutura anterior, vamos fazer um exemplo simples para ajudar a ficar tudo claro.

    Digamos que a gente precise criar uma estrutura bem simples, apenas um diretório pai e um filho, ou seja, Pasta1 e Pasta1.1:



    O comando para esse exemplo ficaria mkdir -p Pasta1/Pasta1.1. Assim como nas pastas do sistema, a barra serve para separar qual pasta é superior a outra, sendo sempre da esquerda pra direita, de pai para filho. Se quisermos duas subpastas na Pasta1 usaremos chaves para colocarmos as subpastas dentro da Pasta1, ficando assim: mkdir -p Pasta1/{Pasta1.1/,Pasta1.2/}.



Ainda ta difícil? Vamos mastigar mais um pouco pra descer melhor!


    Fala a verdade, melhorou bastante, não é? Agora vamos estruturar as pastas Blog, Designs e Suporte. Começando por Blog: mkdir -p Blog/{Imagens/,Posts/,Vídeos/}.






    Vamos para Designs: mkdir -p Designs/{'Artes finais'/,Fontes/,Referências/}.



    E por ultimo, a pasta Suporte: mkdir -p Suporte/{Backups/,ISOs/,'Notas fiscais'/,Softwares/}.


E agora temos a árvore de diretórios da pasta Documentos.


    No próximo post vamos aprender a manipular arquivos e pastas através do terminal, e aos poucos vamos entender melhor ainda como funciona essa poderosa ferramenta que é o terminal. 

    Espero ter sido claro o suficiente com essas explicações. Se você ficou com alguma duvida, esteja a vontade para comentar, entrar em contato através da aba Contato do menu de páginas. Também estou aberto a sugestões e correções caso identifiquem algum erro. Não deixe de revisar os assuntos anteriores e não esqueça de compartilhar. Obrigado e bom aprendizado. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário